Toyota Yaris GRMN
Toyota Yaris GRMN
Toyota Yaris GRMN
Toyota GT86
Toyota GT86
Toyota GT86
Toyota GT86
Toyota GT86
Toyota vai fazer versão desportiva do novo Auris

Se o seu foco e notoriedade têm estado centrados, nestes últimos anos, nas motorizações hibridas, a Toyota começa a dar sinais de pretender "apimentar" um pouco a sua gama, tratando de tornar mais atraente a sua imagem de marca. Fê-lo, primeiro, com o excitante coupé GT 86 (ver galeria), mais recentemente com a série especial e limitada Yaris GRMN de 209 cv (ver galeria) e, pelos vistos, prepara-se para também ter uma variante com genes desportivos do novo Auris que apresentou há pouco mais de um mês.

Quem o revelou foi o responsável pelas vendas e "marketing" da Toyota na Austrália – onde o Auris é vendido sob o famoso nome de Corolla – que, em entrevista à revista local "Motoring", desvendou os planos da marca nipónica, explicando que a questão não é "se" mas "quando". Questionado sobre se o Auris teria uma versão desportiva, Sean Hanley respondeu: "Estou certo de que terá e gostaria que aparecesse o mais depressa possível!".

Mais uma vez, a variante mais "picante" de um modelo da Toyota receberá as siglas GR – de Gazoo Racing, o departamento de competição da marca – mas só deverá aparecer, na melhor das hipóteses, dentro de dois anos. A ideia será concorrer com modelos como o VW Golf GTI, o Ford Focus ST ou o Hyundai i30 N, podendo receber o mesmo motor 1.8 turbo do Yaris GRMN mas "puxado" para mais cavalos, ou passar a uma variante de dois litros bem mais potente.

Há já mais de uma década, desde o Corolla T-Sport, que a Toyota não tem uma variante desportiva do seu modelo do segmento médio. Versões que se tornaram importantes para as principais marcas no mercado, como forma de mostrarem não só o seu "know how" técnico mas também uma imagem mais jovial aos seus potenciais clientes.

Artigos Relacionados

Estes artigos podem interessar:

Novo Auris será o primeiro Toyota a já não ter motor Diesel
Em destaque